Rádio



A rádio hoje utiliza a linguagem jornalística para produzir entrevistas, noticias, matérias e  vinhetas, formatos que ajudam a divulgar informação. Neste caso, a ciência.



BIODIVERSIDADE  AMAZÔNICA, VOCÊ SABE O QUE É?

O chamado Bioma amazônico está presente no Brasil e em mais oito países, e abriga cerca de 30 mil espécies de flora e uma enorme variedade de fauna: são mais de 300 espécies de mamíferos, mais de  mil espécies de borboletas e de aves, mil e 800 espécies de peixes. Só de insetos um milhão de espécies são conhecidas, mas esse número pode ser cinco vezes maior.Mas será que as pessoas sabem disso?

Para conferir, nós da Agência Tubo de Ensaio fomos até a V Feira de Ciência , Tecnologia e Inovação do Pará e perguntamos aos visitantes: qual a primeira espécie animal que você pensa quando ouve na região amazônica?

O resultado foi surpreendente: dá prá contar nos dedos da mão o número de espécies citadas.

Afinal, como diz o professor Aderbal: "porque o conhecimento descoberto demora tanto tempo para ser conhecimento conhecido"? Mas isso é outra questão, ou uma boa pauta para uma próxima reportagem da Tubo de Ensaio.

Clique aqui e ouça a reportagem sobre Biodiversidade.





Atividade produzida durante a Oficina Multmídia da Agência Tubo de Ensaio

O que é a rádio hoje?

"A internet renovou o rádio, ele agora está em todo o lugar, com a internet ele se transformou em uma tecnologia global", como explica a radialista Rosane Steinbrenner, da Agência Cidadã de Comunicação, vinculada à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará – FACOM/UFPA. 

O que é ciência?

Quatro pesquisadores da UFPA, Embrapa e Museu Emilio Goeldi respondem a essa pergunta.
Escutem o que eles tem a dizer e descubram vocês mesmos.
Ouçam também o que as pessoas que frequentam o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa dizem a essa pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário