terça-feira, 13 de novembro de 2012

Agência Tubo de Ensaio participa de evento sobre história da mídia

A experiência da agência escolar de notícias será relatada pelos comunicólogos do projeto no 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia


Agência Museu Goeldi – Com o nome de “Agência Tubo de Ensaio – a escola no caminho da ciência”, foi formada uma rede colaborativa de estudantes do ensino médio, professores, universitários e profissionais de comunicação para reportar assuntos científicos de forma simples e criativa. A experiência da primeira incursão da Tubo de Ensaio, ocorrida durante a V Feira Estadual de C, T & I do Pará, será relatada no dia 13 de novembro, no GT História da Publicidade e da Comunicação Institucional do 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia, que acontece na Universidade Federal do Pará.

Coordenada pela jornalista Joice Santos (Ebio e Labcom Multimídia do Museu Goeldi) e pela professora Rosane Steinbrenner (Agência Cidadã/FACOM/UFPa), a Agência Tubo de Ensaio está calcada nos conceitos de educomunicação, comunicação cidadã e na comunicação pública da ciência. O projeto busca aproximar os jovens, com idade entre 14 a 17 anos, do campo científico instigando a produção e compartilhamento de conteúdos criados com as novas mídias digitais (celulares, máquinas fotográficas, mp4, etc), ferramentas já presentes no cotidiano. De acordo com Rosane Steinbrenner, a ideia é “fazer com que esse jovem perceba que a ciência está no seu dia a dia e que perceber, compreender e se apropriar da ciência tem a ver com as possibilidades e as oportunidades de responder os problemas do seu dia a dia”.
A equipe da Tubo de Ensaio inclui 15 alunos e dois professores das escolas estaduais Vilhena Alves, Visconde de Souza Franco, Mário Barata e D. Helena Guilhon, os profissionais e estagiários daEscola da Biodiversidade Amazônica e Labcom Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência Cidadã da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará, do Viver a Ciência da Embrapa Amazônia Oriental, do Ver a Ciência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e Associação Fotoativa. O projeto conta também com o apoio do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

O início da história da Tubo – A equipe da Agência foi formada em uma oficina realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), na qual os participantes discutiram e exercitaram formas de narrar, jornalismo e ciência. Durante o treinamento, os escolares conversaram com pesquisadores de 4 áreas distintas da ciência e trabalharam em rede para produzir conteúdo para blog, vídeo de bolso, radio e fotografia. Foi um momento importante para estimular os estudantes a perceberem a ciência no seu cotidiano e explorarem maneiras de narrá-la na web, além de ser uma preparação para a atuação durante a V Feira Estadual de Ciência, que, por sua vez, integrou a programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O segundo momento consolidou a equipe. Durante três dias, 17 a 19 de outubro, período da V Feira Estadual, os estudantes se dedicaram de forma incansável ao trabalho de produzir materiais multimídia sobre assuntos relacionados à biodiversidade, as diferentes formas de aprendizado na Feira e sua própria impressão desta experiência. Todo o material foi produzido com equipamentos móveis (celulares, câmeras digitais e mp4s) e está disponível no blog da Agência Tubo de Ensaio.

“Vimos o progresso muito rápido, a curiosidade, o despertar, o encantamento dos alunos em comprovar que eles têm capacidade de narrar, que, narrando, eles estão organizando informação, e que esse é um processo bacana e divertido”, avalia Joice Santos. Ela projeta que este é apenas um ponto de partida para a constituição de produções colaborativas em rede nas escolas.
Ainda este ano, a equipe da Tubo de Ensaio fará a apresentação do projeto nas escolas envolvidas e uma oficina de fotografia para discutir o papel da imagem com os estudantes e professores, sob o comando do fotógrafo Miguel Chikaoka, da Associação Fotoativa.

História da Mídia – O evento realizado pela UFPA e pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) reúne sob o tema “Mídia: Memória, Cultura e Amazônia” o 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e o 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia, este último uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e História Social da Amazônia (PPHIST) da UFPA. O evento discute a história da mídia em seus diversos suportes e antecipa as atividades comemorativas de 200 anos da imprensa na região Norte. A conferência de abertura será proferida pela Dra Christa Berger (Unisinos) com o tema “Mídia, Memória e Cultura”, às 18h, no Auditório do Capacit/ UFPa.

Serviço: O 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e o 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia acontecem nos dias 12 e 23 de novembro na Universidade Federal do Pará. Mais informações na página do evento no Facebook e no blog.

Texto: Luena Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário